A representação gráfica fornece uma visão de conjuntos mais rápida que a observação direta dos dados numéricos. por isso os meios de comunicação com frequência oferecem a informação estatística por meio de gráficos.
Gráfico de Barras
O gráfico de barras (ou de colunas) é utilizado, em geral, para representar dados de uma tabela de frequências associadas a uma variável qualitativa. Nesse tipo de gráfico, cada barra retangular representa a freqüência ou a freqüência relativa da respectiva opção da variável.
Veja a seguir um exemplo de gráfico de barras:
Desmatamento na Amazônia cresce 3,8%
Em 28/11, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informou que o desmatamento na região da Amazônia, medido entre agosto de 2007 e julho de 2008, foi de 11.968 km², de acordo com o resultado do Projeto de monitoramento na Amazônia Legal (Prodes). A taxa 2007-2008 é 3,8% maior que o desmatamento medido no período anterior.
Gráfico de linhas
Gráfico de linhas
O gráfico de linhas (ou de segmentos) é utilizado, em geral, para representar a evolução dos valores de uma variável no decorrer do tempo.
Veja alguns exemplos de gráficos de linhas a seguir:
Evolução da população residente em Portugal 1861 - 2007
Disponível em: http://ticg39195.blogspot.com/2009_11_01_archive.html
Gráficos de setores
O gráfico de setores, também conhecido como “gráfico de pizza”, é utilizado, em geral, para representar partes de um todo.
Veja a seguir uma tabela e um gráfico de setores indicando os setores que produzem os gases que intensificam o efeito estufa.
Intergovernmental Panel on Climate Change. Reports. Disponível em: http://www.ipcc.ch/
Nenhum comentário:
Postar um comentário